Revalidação de Diploma Médico
REVALIDA 2023-2
Informações sobre documentação necessária para a solicitação e demais instruções encontram-se disponíveis abaixo.
Instruções Gerais sobre
Revalidação de Diploma Médico
A revalidação de diplomas estrangeiros de medicina, no âmbito da UnB, é feita mediante aprovação do interessado na prova do REVALIDA, promovida pelo INEP/MEC. Portanto, serão admitidas as solicitações de revalidação após recebermos do INEP a lista dos médicos aprovados no exame.
Para maiores informações sobre a prova do REVALIDA, CLIQUE AQUI para acessar o site do Inep sobre a prova.
Após aprovação na prova do REVALIDA, o interessado pode proceder conforme descrito a seguir:
Solicitação de Revalidação
A solicitação deve ser feita online, com o envio da documentação requerida, em formato digital (.PDF). O processo ocorrerá de acordo com as seguintes etapas:
- O primeiro passo será fazer a solicitação (pelo formulário acessível na opção "SOLICITAÇÃO DE REVALIDAÇÃO"), em que o aprovado preencherá as informações demandadas no formulário, e também anexará a documentação exigida em .PDF (escaneada), em sua versão original;
- Em até 60 dias corridos, nossa equipe vai analisar a documentação e comunicará o resultado da análise aos interessados;
- Dentro do prazo mencionado, comunicaremos aos médicos, por e-mail, o resultado da análise, que poderá ser uma das seguintes hipóteses:
- solicitação negada, caso, por exemplo, o nome do interessado não esteja na lista dos aprovados no REVALIDA, enviada pelo Inep;
- solicitação em pendência, caso haja alguma falha na documentação (abaixo nesta mesma página estão listadas as falhas mais comuns observadas);
- solicitação aceita, processada, e certificado emitido, em que o interessado será convidado a comparecer à SAA, em posse de toda a documentação original, e também da documentação em .PDF, novamente, armazenada em pendrive, ou mídia de CD ou DVD.
- Para receber o certificado, o interessado deverá obrigatoriamente, apresentar:
- o diploma médico, devidamente apostilado conforme Convenção de Haia ou com autenticação consular (necessariamente a versão original); e
- os demais documentos exigidos (em versão original, ou cópia autenticada em cartório).
- A documentação pode ser apresentada presencialmente por procurador devidamente constituído.
- No caso de a apresentação ser feita por procurador, deverá ser apresentada procuração pública ou particular (sem necessidade de a firma do outorgante estar reconhecida em cartório).
- Não se exige um modelo específico de procuração. Contudo, disponibilizamos um modelo que pode ser utilizado, acessível em nossa página de dúvidas frequentes, CLICANDO AQUI.
- Além disso, o interessado deverá previamente encaminhar por e-mail um arquivo único em PDF contendo a procuração assinada juntamente com documento de identificação oficial do procurador.
- No caso de a apresentação ser feita por procurador, deverá ser apresentada procuração pública ou particular (sem necessidade de a firma do outorgante estar reconhecida em cartório).
- Verificando-se conformidade entre a documentação digital enviada e a documentação original, o RRDE/SAA entregará ao interessado o certificado de revalidação.
Documentação Necessária
A documentação necessária está listada a seguir. Todos esses itens deverão ser enviados na solicitação contidos em um único arquivo em .pdf.
É importante, ainda, que a documentação no arquivo em .pdf também estejam ordenados conforme a listagem abaixo:
- 1. Ficha cadastral preenchida (faça o download clicando abaixo);
- 2. GRU + Comprovante de pagamento da taxa administrativa (R$ 300,00) (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES);
- O pagamento da taxa administrativa é exigido somente para aprovados na edição do REVALIDA 2022 e em edições posteriores.;
- Em outras palavras, candidatos aprovados no REVALIDA 2021 ou anterior não deve realizar o pagamento da taxa.
- O pagamento deve ser realizado somente após:
- o aprovado ter selecionado a Universidade de Brasília como instituição revalidadora, na Plataforma do Inep; e
- o formulário de solicitação neste site ter sido disponibilizado.
- Preferencialmente, realizar o pagamento da GRU na mesma data em que for feita a solicitação.
- A taxa é prevista pela Resolução do Conselho de Administração nº 39/2022;
- O pagamento da taxa administrativa é exigido somente para aprovados na edição do REVALIDA 2022 e em edições posteriores.;
- 3. CPF;
- 4. Documento de identificação oficial (como RG, ou CNH);
- 4.1. *no caso de interessados estrangeiros, apresentar RNE ou RNM (que naturalmente comprova a situação legal de residência no país);
- 4.2. *o estrangeiro que não possui o RNE ou o RNM, pode apresentar o protocolo de solicitação, emitido pela Polícia Federal.
- 5. Diploma médico com apostilamento previsto pela Convenção de Haia, ou autenticação consular;
- 6. Página online de verificação de autenticidade do Apostilamento, no caso de apostilamentos passíveis de confirmação de autenticidade online;
- (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES).
- Esse item não é necessário no caso de diplomas com autenticação consular, ou com apostilamento que não seja passível de confirmação de autenticidade automática online.
- 7. Procuração (se for o caso), juntamente com o documento de identidade do procurador.
Observações importantes
-
No formulário de solicitação online, será exigido ao interessado anexar a documentação original digitalizada, colorida, em formato .PDF e em arquivo único.
- Preencha com calma o formulário de solicitação online, de modo a evitar a inserção de dados incorretos. A ordem cronológica das solicitações não será utilizado como critério na ordem de análise.
-
A ficha cadastral deve estar na forma “selecionável”, e não escaneada, para maior agilidade na extração de informações. A forma mais adequada de deixar a ficha cadastral na forma “selecionável” é preenchendo-a em um editor de texto, salvando-a diretamente em .pdf e depois incluir no arquivo único;
-
A manipulação de arquivos em .PDF pode ser feita por meio de softwares ou sites como http://www.ilovepdf.com/pt ou https://smallpdf.com/pt.
-
Exige-se a tradução juramentada do diploma em língua estrangeira, exceto no caso de diplomas em espanhol, francês ou inglês.
-
Não há prazo para que os aprovados solicitem a revalidação.
-
Esta página está em manutenção e eventuais alterações podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, é importante acompanhá-la.
- Informações sobre Serviço Militar Especial e CDI, CLIQUE AQUI.
Pendências na Solicitação
Falhas no preenchimento do formulário e na documentação enviada podem ocasionar pendências em sua solicitação, o que implica em mais tempo de espera até a emissão do certificado. Por isso, atente-se quanto à conformidade da documentação ao enviá-la na solicitação de revalidação, para evitar atrasos. Listamos a seguir as falhas mais comumente observadas nas documentações enviadas pelos interessados, que geram pendências e maior tempo para a emissão dos certificados:
- 1. Anexar somente a cópia com autenticação consular/apostilamento do diploma estrangeiro.
De fato, a cópia do diploma, mesmo com autenticação consular ou apostilamento, não substitui o diploma original. Deve-se apresentar o diploma original e, caso a autenticação consular ou apostilamento tenha sido emitido em uma cópia, é necessário apresentar o original, juntamente com a cópia autenticada/apostilada.
- 2. Não anexar a página online de verificação de autenticidade do apostilamento do diploma estrangeiro;
- 3. Baixa qualidade de imagem, ou imagens cortadas, nas digitalizações.
- É necessário que as imagens em toda a documentação estejam legíveis, principalmente nos apostilamentos/autenticação consular, onde as letras são menores.
- 4. Ficha cadastral sem estar "selecionável".
- 5. Envio de cópias autenticadas em cartório.
- A documentação a ser enviada digitalizada deve ser colorida e em versão original.
- No momento da apresentação presencial da documentação, é permitida a apresentação de cópias autenticadas em cartório (exceto do diploma, que deve ser necessariamente o original, bem como sua autenticação consular/apostilamento). Contudo, as digitalizações enviadas na solicitação online devem ser dos documentos originais;
- 6. Documentação enviada sem a ficha cadastral preenchida.
- 7. Formulário de solicitação não preenchido de corretamente.
- 8. Não anexar a página de confirmação de autenticidade do apostilamento (ou inserir na documentação somente o link para acesso da página).