Revalidação de Diploma Médico

REVALIDA 2023-2

 

28/03/2023, 20h56min – Disponibilização do formulário de solicitação

Prezados,

 

Informamos que se encontra disponível o formulário de solicitação de revalidação de diploma médico.

 

A princípio, continuaremos adotando as mesmas regras e exigências de edições anteriores do REVALIDA, as quais estão discriminadas abaixo nesta página. 

 

Atenciosamente,

Equipe RRDE

 

 

  

 

 

         Informações sobre documentação necessária para a solicitação e demais instruções encontram-se disponíveis abaixo.

  

Instruções Gerais sobre

Revalidação de Diploma Médico

 

         A revalidação de diplomas estrangeiros de medicina, no âmbito da UnB, é feita mediante aprovação do interessado na prova do REVALIDA, promovida pelo INEP/MEC. Portanto, serão admitidas as solicitações de revalidação após recebermos do INEP a lista dos médicos aprovados no exame.

         Para maiores informações sobre a prova do REVALIDA, CLIQUE AQUI para acessar o site do Inep sobre a prova.

 

         Após aprovação na prova do REVALIDA, o interessado pode proceder conforme descrito a seguir:

 

Solicitação de Revalidação

 

 A solicitação deve ser feita online, com o envio da documentação requerida, em formato digital (.PDF). O processo ocorrerá de acordo com as seguintes etapas:

 

  • O primeiro passo será fazer a solicitação (pelo formulário acessível na opção "SOLICITAÇÃO DE REVALIDAÇÃO"), em que o aprovado preencherá as informações demandadas no formulário, e também anexará a documentação exigida em .PDF (escaneada), em sua versão original;

 

  • Em até 60 dias corridos, nossa equipe vai analisar a documentação e comunicará o resultado da análise aos interessados;

 

  • Dentro do prazo mencionado, comunicaremos aos médicos, por e-mail, o resultado da análise, que poderá ser uma das seguintes hipóteses:
    • solicitação negada, caso, por exemplo, o nome do interessado não esteja na lista dos aprovados no REVALIDA, enviada pelo Inep;
    • solicitação em pendência, caso haja alguma falha na documentação (abaixo nesta mesma página estão listadas as falhas mais comuns observadas);
    • solicitação aceita, processada, e certificado emitido, em que o interessado será convidado a comparecer à SAA, em posse de toda a documentação original, e também da documentação em .PDF, novamente, armazenada em pendrive, ou mídia de CD ou DVD.

 

  • Para receber o certificado, o interessado deverá obrigatoriamente, apresentar:
    • o diploma médico, devidamente apostilado conforme Convenção de Haia ou com autenticação consular (necessariamente a versão original); e
    • os demais documentos exigidos (em versão original, ou cópia autenticada em cartório).

 

  • A documentação pode ser apresentada presencialmente por procurador devidamente constituído.
    • No caso de a apresentação ser feita por procurador, deverá ser apresentada procuração pública ou particular (sem necessidade de a firma do outorgante estar reconhecida em cartório).
      • Não se exige um modelo específico de procuração. Contudo, disponibilizamos um modelo que pode ser utilizado, acessível em nossa página de dúvidas frequentes, CLICANDO AQUI.
    • Além disso, o interessado deverá previamente encaminhar por e-mail um arquivo único em PDF contendo a procuração assinada juntamente com documento de identificação oficial do procurador.

 

  • Verificando-se conformidade entre a documentação digital enviada e a documentação original, o RRDE/SAA entregará ao interessado o certificado de revalidação.

 

Dúvidas comuns sobre o processo

 

Qual será o critério adotado na ordem de análise das solicitações?

 

R: O critério será definido somente após termos acesso à lista de aprovados que escolheram a UnB, e não será exatamente o mesmo critério utilizado na edição anterior. É certo, contudo, que não será utilizado como critério a ordem cronológica das solicitações.

 

Posso encaminhar minha documentação previamente por e-mail para análise?

 

R: Documentações enviadas previamente por e-mail não serão analisadas, não somente pela grande quantidade de candidatos, mas também porque a análise das solicitações se dará justamente após o envio pelo formulário de solicitação, disponibilizado em momento oportuno. Em até 60 dias após a realização da solicitação, comunicaremos aos interessados o resultado da análise.

 

 

 

Documentação Necessária

 

A documentação necessária está listada a seguir. Todos esses itens deverão ser enviados na solicitação contidos em um único arquivo em .pdf.

É importante, ainda, que a documentação no arquivo em .pdf também estejam ordenados conforme a listagem abaixo

 

 

  • 2. GRU + Comprovante de pagamento da taxa administrativa (R$ 300,00) (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES);
    • O pagamento da taxa administrativa é exigido somente para aprovados na edição do REVALIDA 2022 e em edições posteriores.;
      • Em outras palavras, candidatos aprovados no REVALIDA 2021 ou anterior não deve realizar o pagamento da taxa.
    • O pagamento deve ser realizado somente após:
      • o aprovado ter selecionado a Universidade de Brasília como instituição revalidadora, na Plataforma do Inep; e
      • o formulário de solicitação neste site ter sido disponibilizado.
    • Preferencialmente, realizar o pagamento da GRU na mesma data em que for feita a solicitação.
    • A taxa é prevista pela Resolução do Conselho de Administração nº 39/2022;

 

  • 3. CPF;

 

  • 4. Documento de identificação oficial (como RG, ou CNH);
    • 4.1. *no caso de interessados estrangeiros, apresentar RNE ou RNM (que naturalmente comprova a situação legal de residência no país);
    • 4.2. *o estrangeiro que não possui o RNE ou o RNM, pode apresentar o protocolo de solicitação, emitido pela Polícia Federal.

 

  • 5. Diploma médico com apostilamento previsto pela Convenção de Haia, ou autenticação consular;

 

  • 6. Página online de verificação de autenticidade do Apostilamento, no caso de apostilamentos passíveis de confirmação de autenticidade online;
    • (CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES).
    • Esse item não é necessário no caso de diplomas com autenticação consular, ou com apostilamento que não seja passível de confirmação de autenticidade automática online.

 

  • 7. Procuração (se for o caso), juntamente com o documento de identidade do procurador.

 

 

Dúvidas comuns sobre a Ficha Cadastral

Devo preencher o número do meu passaporte mesmo que vencido?

 

R: Sim.

 

 

Dúvidas comuns sobre a documentação exigida

 

Dúvidas sobre documento de identificação pessoal, CLIQUE AQUI.

 

Dúvidas sobre comprovante de residência, CLIQUE AQUI.

 

Como se deverá ser enviada a documentação?

 

R: Conforme descrito, acima, por meio do formulário de solicitação.

Solicitações e documentações enviadas por e-mail são desconsideradas, exceto no caso de solicitações já enviadas pelo site e que estão pendentes de alguma correção na documentação, conforme comunicado enviado previamente.

 

 

Será exigido algum documento de natureza militar?

 

R: Não.

 

Observações importantes

 

  • No formulário de solicitação online, será exigido ao interessado anexar a documentação original digitalizada, coloridaem formato .PDF e em arquivo único.

 

  • Preencha com calma o formulário de solicitação online, de modo a evitar a inserção de dados incorretos. A ordem cronológica das solicitações não será utilizado como critério na ordem de análise.

 

  • A ficha cadastral deve estar na forma “selecionável”, e não escaneada, para maior agilidade na extração de informações. A forma mais adequada de deixar a ficha cadastral na forma “selecionável” é preenchendo-a em um editor de texto, salvando-a diretamente em .pdf e depois incluir no arquivo único;

 

  

  • Exige-se a tradução juramentada do diploma em língua estrangeira, exceto no caso de diplomas em espanhol, francês ou inglês.

 

  • Não há prazo para que os aprovados solicitem a revalidação. 

 

  • Esta página está em manutenção e eventuais alterações podem ocorrer a qualquer momento. Portanto, é importante acompanhá-la.

 

  • Informações sobre Serviço Militar Especial e CDI, CLIQUE AQUI.

 

 

Pendências na Solicitação

 

Falhas no preenchimento do formulário e na documentação enviada podem ocasionar pendências em sua solicitação, o que implica em mais tempo de espera até a emissão do certificado. Por isso, atente-se quanto à conformidade da documentação ao enviá-la na solicitação de revalidação, para evitar atrasos. Listamos a seguir as falhas mais comumente observadas nas documentações enviadas pelos interessados, que geram pendências e maior tempo para a emissão dos certificados:

 

  • 1. Anexar somente a cópia com autenticação consular/apostilamento do diploma estrangeiro. 
    De fato, a cópia do diploma, mesmo com autenticação consular ou apostilamento, não substitui o diploma original. Deve-se apresentar o diploma original e, caso a autenticação consular ou apostilamento tenha sido emitido em uma cópia, é necessário apresentar o original, juntamente com a cópia autenticada/apostilada.

 

  • 2. Não anexar a página online de verificação de autenticidade do apostilamento do diploma estrangeiro;

 

  • 3. Baixa qualidade de imagem, ou imagens cortadas, nas digitalizações.
    • É necessário que as imagens em toda a documentação estejam legíveis, principalmente nos apostilamentos/autenticação consular, onde as letras são menores.

 

  •  4. Ficha cadastral sem estar "selecionável". 

 

  • 5. Envio de cópias autenticadas em cartório.
    • A documentação a ser enviada digitalizada deve ser colorida e em versão original.
    • No momento da apresentação presencial da documentação, é permitida a apresentação de cópias autenticadas em cartório (exceto do diploma, que deve ser necessariamente o original, bem como sua autenticação consular/apostilamento). Contudo, as digitalizações enviadas na solicitação online devem ser dos documentos originais;

 

  • 6. Documentação enviada sem a ficha cadastral preenchida.

 

  • 7. Formulário de solicitação não preenchido de corretamente.

 

  • 8. Não anexar a página de confirmação de autenticidade do apostilamento (ou inserir na documentação somente o link para acesso da página).