Página de confirmação de autenticidade do apostilamento de Haia

Esse requisito é válido para todos os interessados, exceto aqueles cujo diploma estrangeiro apresenta autenticação consular, ou aqueles que possuem o apostilamento previsto pela Convenção de Haia em seu diploma, mas o sistema do país de origem não contempla meios para confirmação online e automática da autenticidade do apostilamento (como é o caso de Cuba, e Rússia).

Em geral, os apostilamentos emitidos nos seguintes países são passíveis de confirmação:

• Argentina
    • Para verificação, o primeiro passo é preencher os campos necessários na seguinte página:  https://www.argentina.gob.ar/relacionesexterioresyculto/legalizacion-internacional;
    • Após preencher os dados e clicar em "Realizar Consulta", os dados preenchidos possivelmente serão apagados e deverá aparecer um botão chamado "Descargar Documento";
    • Em seguida, então, basta salvar a página em .pdf (após ter aparecido o botão "Descargar Documento");
    • Perceba que a página salva em .pdf conforme as instruções acima deverá apresentar "Descargar Documento" dando acesso direto à apostila, a partir do site oficial do MRE Argentino, confirmando sua autenticidade.
  •  Bolívia
    • Para verificação, acessar a opção "Verificar mi apostilla" nessa página: https://apostilla.rree.gob.bo/#/;
    • Para os apostilamentos que possuem QR Code, o procedimento é ainda mais simples: basta realizar a leitura do QR Code, acessar o link correspondente, e salvar a página em .pdf.

Como salvar uma página online em .pdf?

Para salvar uma página em .pdf basta seguir os seguintes passos:

• clicar com o direito em qualquer lugar da página;
  • escolher a opção "Imprimir..." (CTRL + P);
  • ao aparecer a janela de impressão, selecionar no campo Impressora a opção "Salvar como .pdf" ou "Microsoft Print to PDF", caso disponível;
  • em seguida, clicar em imprimir (ou salvar) e escolher o local para salvamento do arquivo; e
  • finalmente, incluir ao arquivo da solicitação de revalidação o .pdf gerado.

Imagens ilustrativas da página de confirmação do apostilamento de alguns países:

Bolívia

Paraguai

Argentina

No caso da argentina, basta salvar a página contendo o botão "Descargar Documento".